Consultoria e Assessoria Jurídica

Importância da consultoria e assessoria jurídica para sua empresa

Não entender do ordenamento jurídico vigente no Brasil é o começo do fim para muitas empresas, independente do seu porte. É exatamente aqui que se encontra a importância de uma assessoria jurídica e de uma consultoria jurídica.

O empresário que não se atenta para a legislação, mais cedo ou mais tarde, terá o fim previsível de uma montanha de dívidas decorrente de indenizações a serem pagas após processos como custas processuais, honorários sucumbenciais, indenizações de todos os tipos etc.

Com um consultor jurídico e/ou assessor jurídico, além da correção e alinhamento da sua empresa conforme a norma, solucionando os problemas atuais, se tem um caminho seguro a ser percorrido desse ponto em diante, com uma coisa que fará toda a diferença na sua empresa, SEGURANÇA JURÍDICA.

O consulto jurídico e o assessor jurídico pode estar presente como a mesma pessoa, pois são atividades bem semelhantes, para muitos até sinônimos, uma das pouquíssimas diferenças entre essas duas carreiras está onde o consultor age apenas identificando as falhas e as mostrando para seu contratante, já o assessor jurídico age solucionando esses problemas já identificados. Ambos atuam em diversas áreas do Direito como áreas comercial, cível, tributária, trabalhista, entre outras tanto de maneira preventiva, quanto trabalhando nas correções das incoerências com a lei que já existem dentro da empresa, promovendo a adequação.

Ter um escritório de advocacia para assessorar a empresa, bem como para consultar antes da tomada de decisão, dará segurança jurídica para contratar e dispensar funcionários, fechar e rescindir contratos, estar sempre correto na parte tributária, evitar problemas imensuráveis no tocante ao Direito empresarial e civil etc.

O serviço de consultoria e assessoria jurídica e essencial para toda e qualquer empresa, tendo em vista que haverá uma economia considerável com o Direito, pois problemas serão solucionados e outros evitados, afastando surpresas judiciais indesejáveis, deixando o ambiente de trabalho muito mais saudável e dentro das exigências legais.

Se depois de ler tudo isso, você ainda não está convencido que é importante contratar um consultor jurídico e/ou assessor jurídico, podemos elencar as principais vantagens

1 – Economia:

Se você por acaso está achando caro contratar um consultor jurídico e/ou assessor jurídico e pagá-lo mensalmente, é porque você ainda não experimentou pagar 10, 20, 30 ... 100 mil reais de indenização de uma só vez, seja por irregularidade contratual, trabalhista, cível, tributário etc. Essa economia se dá justamente pela antecipação e pela correção. É bem mais fácil reparar o problema antes de um oficial de justiça bater na porta de sua empresa lhe intimando para comparecer em juízo.

2 – Segurança jurídica para os atos praticados pela empresa:

Qualquer empresa está apta para fazer contratações, demissões, fechar contratos, pagar tributos etc. Algumas dessas informações até são de conhecimento do homem médio, porem o consultor jurídico e/ou assessor jurídico sabe identificar hipóteses que serão mais vantajosos para a empresa. Como por exemplo a contratação de um funcionário por certo período determinado, pode ser feita mediante um contrato de trabalho temporário, onde ao fim do instrumento não será devido verbas rescisórias como no caso da contratação com assinatura da CTPS.

3 – Proteção da marca e do estabelecimento:

Uma das principais preocupações de um empresário deve ser a sua marca, protegê-la de plágios e de ofensas a reputação da empresa e, o seu estabelecimento comercial, no caso de quem possui ponto físico. Existem diversas maneiras de ferir esses dois pontos e, só já estando preparado para evitar prejuízos imensuráveis, como a perda da marca e do estabelecimento, sem contar o desgaste físico, financeiro e emocional que se terá para tentar regularizar após uma ameaça.

O que é Consultoria Jurídica?

As empresas, em um modo geral, necessitam de consultoria jurídica pelo fato da complexidade e rápida mutabilidade do Direito.

Empresários que estão focados no sucesso da empresa, e reconhecem-se como leigos da jurisdição (de uma ou mais áreas do Direito), contratam um advogado ou escritório de advogados para, como sugere a própria palavra, consultá-los sobres as falhas jurídicas de sua empresa.

O(s) advogado(s), por sua vez, avaliam a empresa e apresentam os relatórios do que esta em desacordo com a ordem legal.

O que é Assessoria Jurídica?

Muito parecido  com a Consultória, a assessoria jurídica também se faz necessária em detrimento da complexidade e mutação do ordenamento jurídico.

Buscando estar sempre adequado a legislação vigente, os empresários que não dominam as áreas do Direito, para além de consultá-los, terem a solução aplicada ao caso concreto.

Ou seja, enquanto o consultor mostra o que há de errado, o assessor jurídico indica esse mesmo desacordo e soluciona efetivamente, não só apontando a falha, mas sim também, corrigindo-a. 

 

Áreas de atuação

Direito Contratual

Direito do Trabalho

Direito Tributário

Direito Societário

Direito de Crédito e Cobrança

Falência e Recuperação Judicial

Direito Administrativo

Direito Empresarial

Direito Imobiliário

Direito do Consumidor

Direito Eleitoral

2014 - 2020 | Vedrak Agency uma empresa do Grupo Nivrix